1 – IDENTIFIQUE O BLOATWARE
O bloatware é uma fera de muitas cabeças. Uma das formas mais comuns é o junkware — software para atividades como ouvir música ou prever o tempo. Geralmente, há maneiras melhores de fazer isso usando recursos de integração do Windows ou alternativas gratuitas
e de código aberto.
O trialware também é uma forma de bloatware. Isso inclui software como programas antivírus, que funcionam bem o suficiente por um tempo definido. No entanto, no final do teste, essas formas de bloatware tendem a lembrar agressivamente o usuário de comprar uma assinatura para continuar a se beneficiar de seus recursos.
Alguns bloatwares, como adwares, são muito mais flagrantes, exibindo pop-ups para um produto ou serviço específico, mesmo quando você está usando programas legítimos, como seu navegador da web.
Barras de ferramentas e extensões de navegador desnecessárias também podem ser bloatwares. eles podem deixar sua conexão mais lenta e até mesmo apresentar riscos de segurança se compartilharem seus dados sem seu consentimento.
Os leitores notarão que não escrevemos uma lista de compras de aplicativos para remover do seu PC Windows. Isso ocorre porque bloatware é definido por seu comportamento. O mais próximo que você pode chegar são sites como Should | Remove It?’ [www.shouldiremoveit.com], que lista aplicativos comuns que as pessoas removem.
Por exemplo, ao visitar a seção Programas do site, descobrimos que 29% dos usuários pesquisados removeram o HP Update. Este é um programa legítimo para verificar e baixar atualizações e vem pré-instalado em muitas máquinas HP. Embora seja claramente conveniente, você pode sempre remover e executar atualizações manualmente.
O site também tem seções dedicadas listando bloatware comum para certos tipos de máquinas. A seção HP, por exemplo, lista programas como HP Customer Participation.
Recomendamos executar um backup completo do sistema antes de prosseguir com as etapas a seguir, apenas no caso de você remover acidentalmente qualquer software importante.
2 – REMOVA PROGRAMAS VIA CONFIGURAÇÕES
Para ver quais programas você tem instalado atualmente, digite programas’ na barra de pesquisa do Windows para iniciar Adicionar ou remover programas’.
Reserve um tempo para rolar por esta lista e compare os aplicativos listados com um banco de dados confiável, como “Deve | Remover?”
Esta é uma atividade que vale a pena, mesmo se você tiver realizado uma instalação limpa do Windows 11, pois há vários aplicativos da Microsoft que você pode não usar. No caso da nossa máquina virtual, por exemplo, removemos com sucesso o Microsoft Bing Search e o Microsoft News.
Você também pode desinstalar o Microsoft Quick Assist’ e o ‘Remote Desktop Connection com segurança, desde que não precise usar o recurso de compartilhamento de tela.
Em cada caso, remover um aplicativo é tão simples quanto clicar em ao lado do nome do programa e escolher desinstalar’. Se você acha que pode precisar usar um recurso como o Quick Assist’ no futuro, em vez de desinstalar, escolha Opções avançadas’.
Na seção Permissões de aplicativos em segundo plano, altere o menu suspenso para Nunca’. Em seguida, role para baixo e clique em ‘Terminar’ para encerrar o processo atual. Seguindo em frente, o programa não consumirá nenhum recurso do sistema, a menos que você
o habilite manualmente ou se ele estiver configurado para iniciar na inicialização.
Depois de trabalhar na lista de programas, clique na categoria Aplicativos na parte superior da tela e escolha Configurações avançadas de aplicativos’.
Por padrão, o menu suspenso para Escolher onde obter aplicativos’ é definido como Qualquer lugar’. Como um usuário experiente, você provavelmente vai querer deixar como está. No entanto, se você estiver seguindo este tutorial para limpar bloatware do PC de um amigo ou familiar, altere isso apenas para a loja da Microsoft’. Isso significa que há menos chances de que seu ente querido instale junkware diretamente da internet no futuro. Em seguida, verifique novamente se a opção Arquivar aplicativos’ está habilitada. Esse recurso muito útil do Windows garante que os aplicativos que você não usa regularmente sejam arquivados para economizar espaço e largura de banda. Se você optar por iniciar um aplicativo arquivado, a versão completa será restaurada automaticamente, junto com quaisquer dados do usuário.
3 – CONTROLE E LIMPEZA
Embora as Configurações do Windows ofereçam uma maneira fácil de visualizar e remover aplicativos instalados, você também pode fazer isso Então, via Painel de Controle. Esta é uma boa maneira de examinar programas legados. Para começar, inicie o Painel de Controle e escolha ‘Desinstalar um programa’. Clique com o botão direito em um aplicativo para Desinstalar’. Assim como nas configurações de aplicativos do Windows, você não pode remover nenhum aplicativo como o Edge, que forma uma parte essencial do sistema operacional.
Depois de remover todos os aplicativos desnecessários, selecione ‘Ativar ou desativar recursos do Windows’. Eles não são bloatware, mas desabilitar recursos desnecessários pode melhorar o desempenho do sistema. Por exemplo, o VMP [Virtual Machine Platform] fornece serviços básicos de máquina virtual no Windows. De acordo com a documentação de suporte da Microsoft, isso pode afetar o desempenho dos jogos. Desabilite recursos desmarcando a caixa de seleção correspondente.Uma vez feito isso, reinicie seu dispositivo para implementar as alterações.
Se você estiver tendo problemas para desinstalar um aplicativo de terceiros por meio das Configurações do Windows ou do Painel de Controle, abra a Microsoft Store e instale o CCleaner.
Este utilitário não é bloatware — ele pode ser usado para remover arquivos e entradas de registro restantes quando os métodos usuais de desinstalação não funcionam. Ao iniciar, escolha Executar sua primeira verificação’. Salve e feche todos os programas em execução para que eles também possam ser verificados.
Uma vez concluída a verificação, escolha Ferramentas’ no painel esquerdo e, em seguida, Desinstalar’ no canto superior esquerdo. O CCleaner agora listará todos os programas restantes.
Uma grande vantagem de usar o CCleaner é que ele tem uma abordagem mais flexível para os programas que pode excluir. Por exemplo, embora as configurações do aplicativo não permitam que você remova os programas do Windows, conseguimos remover a calculadora do sistema e a Barra de jogos do Xbox usando o utilitário.
Existem duas opções para remoção de aplicativos. A primeira (‘Desinstalar’) simplesmente executará o próprio desinstalador do programa.
Você também pode escolher Excluir’. Isso remove a entrada de desinstalação sem excluir o programa. Isso é útil quando um aplicativo foi desinstalado, mas ainda está listado nas Configurações do aplicativo.
4 -ENERGIZANDO
De volta à Etapa 1, admitimos que não tínhamos uma lista de bloatware que os usuários devem desinstalar.
Deixamos isso para outros como o desenvolvedor Raphire, o criador do Win11Debloat’. Este script do PowerShell foi projetado para remover aplicativos de bloatware do Windows pré-instalados, como o Microsoft Journal. Ele também pode remover certos programas de terceiros, como o WinZipUniversal’.
Você pode ver a lista completa de supostos aplicativos de bloatware e o próprio script do Win11Debloat em https://github.com/Raphire/Win11Debloat.
A maneira mais rápida de começar é digitar ‘powershell’ na barra de pesquisa do Windows e clicar com o botão direito em Executar como administrador’.
Em seguida, digite o seguinte comando para baixar e iniciar o script:
& ([scriptblock]::Create((irm “https://win11debloat.raphi.re/”)))
O utilitário será baixado e iniciado em outra janela. O menu principal lista três opções.
Escolha 2’ para personalizar o script de acordo com suas necessidades.
A partir daqui, você pode simplesmente escolher remover a seleção padrão de aplicativos listados na página do Github [opção 1]. O Win11Debloat também pode remover outros programas, como calendário e aplicativos de desenvolvedor [opção 2].
Se você preferir ter alguma opinião sobre o que será removido, escolha a opção 3. Isso abrirá uma janela pop-up onde você pode verificar os aplicativos a serem removidos. Leia a lista com cuidado, pois nem todos são bloatware. Por exemplo, o servidor de mídia Plex e o Netflix estão listados.
Se você clicar em Confirmar’ para remover qualquer programa, o utilitário também perguntará se você deseja remover o aplicativo fixado correspondente do Menu Iniciar.
O Winl1DeBloat também pergunta se você deseja desabilitar telemetria, dados de diagnóstico, histórico de atividades, rastreamento de inicialização de aplicativo e anúncios direcionados.
Você também pode fazer o mesmo para sugestões e anúncios no Menu Iniciar, bem como no explorador de arquivos e na tela de bloqueio. O utilitário também suporta a remoção do Binge do Copilot.
Faça suas escolhas e pressione Enter para executar.
5 – GERENCIAR PROGRAMAS DE INICIALIZAÇÃO
Em termos gerais, desinstalar um programa impedirá que ele seja carregado no seu dispositivo novamente. No entanto, formas mais invasivas de bloatware podem se propagar pela sua máquina, reinstalando-se na próxima vez que você reiniciar.
A maneira mais fácil de listar programas que iniciam no login é digitar inicialização’ na barra de pesquisa para abrir os Aplicativos de Inicialização’.
A partir daqui, você pode trabalhar nos aplicativos listados, então selecionar o botão de alternância ao lado de cada um conforme você achar adequado. Lembre-se, esta configuração apenas controla se um programa é iniciado ou não. Se você quiser remover um aplicativo, repita as etapas descritas acima.
Certos tipos de bloatware, como adware, podem colocar uma entrada no Registro do Windows. Isso garante que o aplicativo possa reiniciar, mesmo se estiver desabilitado nas Configurações do Aplicativo.
Para corrigir isso, salve e feche todos os arquivos abertos, depois inicie ‘Configuração do Sistema’ por meio da barra de pesquisa do Windows. Na aba Inicialização, marque Inicialização Segura’ e escolha Aplicar’.
Agora você pode reiniciar seu dispositivo no modo de segurança. Isso significa que se houver algum programa de terceiros capaz de baixar/ reinstalar bloatware, eles não serão iniciados para esta sessão.
Quando estiver na área de trabalho do modo de segurança, digite regedit’ na barra de pesquisa para iniciar o Editor do Registro.
O bloatware pode ser instalado para um usuário específico ou para qualquer pessoa usando seu dispositivo Windows. Para ficar seguro, verifique as quatro seções do Registro a seguir:
- HKEY_ LOCAL. MACHINE\Software\Microsoft\Windows\
CurrentVersion\Run - HKEY_ LOCAL. MACHINE\Software\Microsoft\Windows\
CurrentVersion\RunOnce - HKEY CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\
CurrentVersion\Run - HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\
CurrentVersion\RunOnce
Se você vir algum aplicativo que não reconhece e/ou não precisa, clique com o botão direito do mouse no Nome correspondente e exclua-o.
Se você não se sentir confortável mexendo diretamente no Registro, o CCleaner mencionado acima pode ajudar.
Reinicie o utilitário e escolha Ferramentas > Registro.
A partir daqui, você pode verificar problemas comuns.
Marque as seguintes caixas:
- Aplicativos
- Caminhos do aplicativo
- Instalador
- Software obsoleto
- Executar na inicialização
Escolha ‘Verificar problemas’ > Revisar problemas selecionados’. Você pode agora remover entradas de registro relacionadas.
6 – REINICIANDO O WINDOWS
Depois de reiniciar seu dispositivo do modo de segurança, idealmente nenhum bloatware estará presente e você notará um Aumento significativo no desempenho do sistema.
Se esse não for o caso, você pode, como o Suporte da Microsoft coloca, Dar ao seu PC um Novo Começo’. Isso efetivamente equivale a executar uma instalação limpa do Windows 11. Você só deve prosseguir depois de fazer um backup completo de todos os seus arquivos pessoais.
Quando isso for feito, digite reset’ na barra de pesquisa do Windows para iniciar Redefinir este PC’. Em Opções de recuperação’, escolha ‘REINICIAR PC’. Você pode escolher Remover tudo’, mas as opções Manter meus arquivos’ devem remover aplicativos e configurações sem afetar arquivos pessoais como sua pasta Documentos.
Escolha Download na nuvem’ ou ‘Reinstalação local’ conforme achar melhor. Clique em ‘Exibir aplicativos que serão removidos’ e verifique cuidadosamente antes de selecionar Redefinir’.» Após a reinstalação ser concluída, você ainda pode encontrar programas que não deseja ou não precisa. Isso ocorre porque a Microsoft agrupa aplicativos como Copilot e Xbox Gaming Service, que muitas pessoas não usam.
A maneira mais fácil de corrigir isso é repetir as etapas anteriores para baixar e executar o Win11DeBloat. No entanto, desta vez, quando o utilitário for iniciado, é seguro apenas escolher a opção 1 (modo padrão]. Isso removerá os tipos mais comuns de bloatware da Microsoft.
7 – BLOATWARE DE NAVEGADOR
Os navegadores da Web podem ser tão suscetíveis a bloatware quanto seu sistema operacional. Esses geralmente não vêm pré-instalados, mas às vezes, as pessoas baixam extensões que não precisam.
Um culpado comum são os bloqueadores de anúncios, pois alguns usuários da web imaginam que ter vários complementos como esses é igual a melhor proteção. Com toda a probabilidade, eles interferirão uns com os outros.
As etapas específicas para visualizar suas extensões instaladas atualmente variam de acordo com o navegador. Por exemplo, os usuários do Chrome e Edge podem selecionar o botão de opções no canto superior direito, então Extensões > Gerenciar extensões.
As extensões podem ser desabilitadas temporariamente, mas se você não precisar delas, é melhor escolher Remover.
Alguns navegadores, como o Edge, também distinguirão entre complementos instalados de fontes oficiais [neste caso, a Edge Store) e aqueles de outras fontes.
Se você está preocupado em navegar com segurança, nós recomendamos instalar um único bloqueador de anúncios [uBlock Origin é uma excelente escolha], e uma única extensão para bloquear rastreadores, como Ghostery.
Se você estiver usando o Edge, você também pode remover algumas de suas sugestões menos úteis indo para Configurações > ‘Privacidade, pesquisa e serviços’. Aqui, você pode desabilitar ‘Personalização e Publicidade’. Role até a seção ‘Segurança’ para desabilitar recursos como Sugestões de compras.
Recomendamos fazer o acima mesmo se você usar um navegador mais focado em privacidade, como Brave ou Vivaldi. Isso ocorre porque muitos aplicativos da Microsoft abrirão links da web por padrão no Edge.
Se você ainda tiver o CCleaner, inicie-o e vá para ‘Ferramentas’ > Plugins do navegador’. Você pode Desativar’ ou Excluir’ extensões configuradas para iniciar com seu navegador.
Se você não tiver certeza se isso é seguro, escolha Desativar’ e use um site como file.net para pesquisar a extensão. Por exemplo, descobrimos que o objeto auxiliar do navegador te_
to_edge_bho.dll não é essencial.
Recent Comments