Todos nós queremos saber qual é o número mágico na balança que nos fará sentir ótimos com roupas (ou sem elas!) e nos manter saudáveis. Mas como determinar o seu “melhor” peso? É mais complicado – e mais simples – do que você pensa.
O Problema com Gráficos e Fórmulas
Fórmulas para determinar uma faixa de peso saudável podem ser facilmente encontradas online. Mas ninguém pode recomendar com precisão um peso saudável para todos, já que as fórmulas não consideram mais do que alguns fatores (como altura e peso, por exemplo).
“Essas fórmulas podem ser úteis em um consultório médico como ferramentas de triagem para ajudar a considerar riscos à saúde”, diz Yoni Freedhoff, MD, professor associado de medicina de família na Universidade de Ottawa e fundador e diretor médico do Instituto Médico Bariátrico. Mas, ele acrescenta, elas não são realmente úteis para dar aos indivíduos um peso-alvo.
IMC: Uma Medida Simplista
Por décadas, nos disseram que o Índice de Massa Corporal (IMC) é o padrão. Para calcular o IMC, você insere sua altura e peso, e então uma fórmula gera um número que cai em uma escala de abaixo do peso para saudável para acima do peso para obeso, com base em uma estimativa da porcentagem de gordura corporal.
Simples, certo? Simples demais. E o pensamento mais recente é que precisamos considerar mais do que esse número.
“Alguns pacientes usam o gráfico e chegam dizendo: ‘Quero estar na faixa normal'”, diz Melanie Jay, MD, professora associada nos departamentos de medicina e saúde populacional e diretora do Programa Abrangente sobre Obesidade na NYU Grossman School of Medicine. “Mas você não pode simplesmente olhar para um número e dizer que é isso que você quer pesar. Não é assim que os gráficos devem ser usados.”
Um problema com o IMC é que o gráfico lista a mesma faixa de peso saudável (ou não saudável) para homens e mulheres, e para adultos mais velhos e mais jovens.
“Ele não leva em consideração muitas diferenças entre as pessoas, como massa muscular e óssea”, diz o Dr. Jay. Ele pode classificar erroneamente atletas musculosos como sobrepeso ou obesos, e pode não perceber riscos à saúde para pessoas mais velhas ou outras que perderam músculos. Ele não pode levar em consideração coisas como condições de saúde existentes e medicamentos.
O gráfico de IMC, ela explica, foi pretendido para ser uma entre muitas ferramentas de triagem para médicos usarem como parte de uma avaliação dos riscos à saúde de uma pessoa. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que “para indivíduos, o IMC deve ser considerado com outros fatores, como pressão arterial, níveis de colesterol e exame físico”.

BRI: Uma Abordagem Diferente
Mais recentemente, alguns médicos começaram a usar o BRI, ou índice de redondeza corporal.
“Esta fórmula não leva em consideração o peso de forma alguma – apenas a circunferência da cintura”, explica o Dr. Jay. O pensamento por trás deste gráfico é que onde você acumula gordura pode ser ainda mais importante do que quanto você pesa. O excesso de gordura ao redor do meio pode ser especialmente problemático porque a gordura envolve os órgãos abdominais, levando a um risco maior de doenças cardíacas e outras condições.
Novamente, porém, há ressalvas. O quão prejudicial à saúde a gordura abdominal pode ser depende de sua composição. E há diferentes condições de saúde que podem afetar o tamanho abdominal.
“Eu não usaria este gráfico para fornecer um número do que alguém deveria pesar”, diz o Dr. Jay. “Como eles estão se sentindo, como estão? Qual é a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue? Quão bem eles estão dormindo? Tudo isso precisa ser considerado.”
Então, Qual é o Seu Peso Ideal?
Confuso? É difícil não ficar. Para pessoas que já estão lidando com problemas de saúde como doenças cardíacas ou diabetes que podem ser exacerbados pelo excesso de peso, os médicos tendem a olhar para porcentagens, não para quilos. “Um médico não deve dizer que você deve ter o peso X. Mas eles podem dizer que se você perder de 5% a 10% do seu peso corporal, você seria mais saudável”, diz o Dr. Jay.
O melhor peso é aquele que você pode manter confortavelmente comendo o mais saudável possível e se exercitando. Para pessoas que não conseguem atingir um peso saudável dessa maneira, existem novos medicamentos e técnicas cirúrgicas que podem ajudar. O objetivo, no entanto, provavelmente não é o número mágico que você tem fixado.
“Pergunte a si mesmo ‘Eu poderia estar vivendo um estilo de vida mais saudável?’ e almeje isso”, diz o Dr. Freedhoff. “Qualquer peso que o corpo estabeleça e mantenha quando vivemos desta forma é o melhor peso para nós.”

pesoideal #IMC #ÍndicedeMassaCorporal #BRI #ÍndicedeRedondezaCorporal #saúde #emagrecimento #obesidade #pesosaudável #estilodevidasaudável #alimentaçãosaudável #exercíciosfísicos #médicos #gráficosdepeso #fórmulasdepeso #bemestar #corpo #mente #equilíbrio #nutrição #fitness #vidasaudável #saudavel #emagrecercomsaude #perderpeso #dieta #reeducaçãoalimentar #foconasaúde #semneura #amorproprio #autoconfiança #aceitação #seame #cuidese #saúdeemprimeirolugar #qualidadedevida #dicasdesaúde #informação #curiosidades #vocêsabia #interessante
Recent Comments