com 2025 chegando, a cerveja artesanal e a indústria de bebidas em geral, continuam a lidar com as mudanças no gosto do consumidor, bem como um mercado extremamente saturado que está cheio de todos os tipos de bebidas alcoólicas deliciosas.
Da onipresente IPA a uma crescente gama de lagers que matam a sede, o cenário cervejeiro está mais diverso do que nunca. Como tal, vamos fazer uma viagem para descobrir os principais estilos de cerveja de tendência para 2025. Certamente há algo aqui que vai lhe dar água na boca e aguçar seu apetite por cervejas de primeira linha.
SCHWARZBIER
Como tem sido o caso há alguns anos, as lagers são bastante procuradas entre os apreciadores de cerveja artesanal e cervejeiros de cerveja artesanal. Acontece que o estilo de cerveja mais popular ao redor do mundo — tornado famoso por grandes megacervejeiros espalhados por vários continentes — ainda é um grande player no mercado de cervejas artesanais de nicho também.
Em 2025, espere que as lagers na esfera da cerveja artesanal se ramifiquem e abram os fãs de lager para estilos mais intrigantes, como esta lager escura alemã com uma espinha dorsal rica e maltada, juntamente com a natureza fácil de beber de uma lager.
Os sabores de malte devem ser torrados, mas suaves nesta bebida fácil de beber. A ausência de um gosto residual pesado — algo que é comum em algumas cervejas escuras — significa que este estilo de lager escura é Extremamente agradável de beber, o que certamente é um fator importante ao beber uma lager.
Exemplos comerciais: Dark by The Alchemist, Shell by Halfway Crooks Beer, Black Lager by Frequentum Brewing Co., Black Bavarian by Sprecher Brewing Co., Goodnight Munich by Liquid Gravity Brewing Co.

CZECH LAGER
De uma lager para outra, a Czech Lager certamente será um estilo artesanal promissor em 2025.
Embora seja mais provável que você veja American Lagers, German Lagers (como Pilsners) e Mexican-style Lagers nas prateleiras das lojas e em choperias de cervejarias artesanais, as Czech Lagers são um estilo crescente que são igualmente refrescantes e deliciosas quanto aqueles estilos mais comuns.
A Czech Lager também é um estilo envolvente devido à sua variedade, pois tem quatro subestilos diferentes pelo Beer Judge Certification Program: Czech Pale Lager, Czech Premium Pale Lager, Czech Amber Lager e Czech Dark Lager. Cada um dos estilos tem seus próprios méritos, mas a ampla gama de sabores e aromas disponíveis significa que esse estilo está aberto a interpretações intrigantes — tornando-o o ponto de partida perfeito para cervejarias artesanais que buscam experimentar cervejas lager de forma mais geral.
Exemplos comerciais: Czech 10° da Human Robot, Pilsner da Von Trapp Brewing, Lena 10° da Schilling Beer Co., Czech Dark Lager da Triple Crossing Beer, 10 Degrees of Night da North Park Beer Co.
MEXICAN LAGER
Esta pode não ser a maior novidade, mas a Mexican Lager está pronta para continuar sua ascensão meteórica em 2025 após um 2024 fantástico. Impulsionada pela Modelo Especial, que continua a ser a cerveja número um nos EUA em volume total de vendas — graças ao enorme boicote do consumidor à Bud Light — a Mexican Lager é um estilo agradável, fácil de beber e altamente adaptável que muitos cervejeiros artesanais provavelmente irão mergulhar no ano novo. Embora possa não ser oficialmente um estilo BJCP, os bebedores sabem o que esperar quando ouvem “Mexican Lager”: uma Lager âmbar ou dourada suave que combina bem com qualquer tipo de comida, embora tacos, burritos e quesadillas possam combinar melhor com este estilo superpopular.
Exemplos comerciais: One Of Us Will Have To Bury The Other da Burial Beer Co. e Other
Half Brewing Co., Mexican Lager da Goldfinger Brewing Co., El Mago da Tree House Brewing Co.,
Island Time da Resident Culture Brewing, Mexican Lager da Lone Tree Brewing Co.

AMERICAN PALE ALE
A American Pale Ale, ao lado da Steam Beer em relação à lendária Anchor Steam, pode ser a cerveja
que deu início à revolução da cerveja artesanal nos EUA, graças à verdadeiramente magistral Sierra Nevada Pale Ale. O poderoso quociente de lúpulo (para a época) dessa cerveja era inédito quando estreou em 1980, e essa cerveja específica continua sendo uma pale ale artesanal popular e icônica bem mais de 40 anos depois de ter sido fabricada pela primeira vez.
Enquanto as American IPAs continuam sendo o termômetro para cervejas artesanais ao redor do mundo, 2025 pode ser o ano em que as American Pale Ales retornam aos holofotes depois de serem relegadas ao “segundo nível” por um tempo.
Exemplos comerciais: Featherweight da Cannonball Creek Brewing Co., Snow Crest da Outlaw Brewing Co., Fort Point Pale Ale da Trilium Brewing Co., Edward da Hill Farmstead Brewery, Double Nickels da Docent Brewing
BARLEYWINE
Embora a maior parte desta lista seja dedicada a lagers limpas, de bebida suave e outros estilos que
são bastante pintáveis, sempre há espaço para um estilo de cerveja grande e forte que vale a pena beber com cautela — em vez de beber avidamente. Barleywine é este estilo ultraforte e eminentemente rico une o supremo lúpulo de uma Double IPA com a rica estrutura de malte de estilos âmbar mais escuros. O resultado é uma experiência de bebida verdadeiramente suntuosa que certamente deve ser saboreada em vez de batida.
Procure uma garrafa grande de barleywine e compartilhe com amigos e familiares que bebem cerveja para uma experiência verdadeiramente memorável. Torne-a ainda melhor pegando várias garrafas de um barleywine específico de vários anos consecutivos para uma degustação vertical!
Exemplos comerciais: Amaro Barrel Aged Barleywine da pFriem Family Brewers, Works &
Days da Cellarmaker Brewing Co., Meteora da Toppling Goliath Brewing Co., Skookies and Cream da Skookum Brewing Co., Songs from a Barn: Barleywine #1 da Tired Hands Brewing Co.
DOPPELBOCK
Depois de uma série de lagers suaves e de baixo teor alcoólico, é bom colocar um pouco de calor alcoólico nesta última! Doppelbock é outro estilo alemão famoso que foi originalmente inventado por monges em Munique na década de 1700. O estilo continua popular na Alemanha desde seu início, mas as cervejarias dos EUA começaram a criar suas próprias versões desse estilo tradicional de abadia — e 2025 provavelmente será um ano de destaque para Doppelbocks artesanais.
Com uma presença de malte tremendamente deliciosa — Tanto que era ingerido por monges durante a Quaresma como um substituto para a comida enquanto jejuavam — e um quociente alcoólico substancial, esse estilo é um que combinaria perfeitamente com uma bebida noturna compartilhada entre amigos em uma garrafa compartilhada ou como uma despedida tarde da noite em uma escapada em família nas montanhas.
Exemplos comerciais: Execrator da Resolute Brewing Co., Activator da Wallenpaupack Brewing
Co., Double Vision da Grand Teton Brewing Co., Monongalator da Brew Gentlemen, Co-Munichator
da Deschutes Brewery

DARK MILD
Embora as lagers estejam claramente em alta e 2025 possa ser o “ano da lager” entre os apreciadores de cerveja artesanal, não durma nas ales de sessão de ABV ultrabaixo que vêm da Inglaterra, especificamente algo como uma Dark Mild.
Esta cerveja escura e de baixa gravidade geralmente fica em torno de 3,2% ABV, o que é notavelmente baixo para uma cerveja mais escura, mas conforme os gostos mudam e a fadiga do lúpulo cresce e a cerveja sem álcool continua a ganhar participação de mercado — e espaço nas prateleiras — algo como uma Dark Mild pode ser exatamente o tônico que a cerveja artesanal precisa para ajudar a se adaptar a um cenário de consumo em mudança.
Com um sabor torrado e leve e uma doçura geralmente suave que combinaria bem com um tremendo número de pratos, Dark Mild pode ser o sucesso escuro que impulsiona a cerveja artesanal em 2025.
Exemplos comerciais: Toasty da The Brew Brothers, Nitro Mild da Surly Brewing Co., Ruby Mild da Rudgate Brewery, Brains Dark da Brains Brewery, Dark Mild da Bank Top Brewery
TABLE BEER
Com as cervejas sem álcool continuando a disparar nas tabelas de vendas ao longo de 2024, espere que 2025 seja um grande ano para esse estilo — bem como para estilos de cerveja de ABV ultrabaixo, como a abrangente “cerveja de mesa”. As cervejas de mesa podem abranger uma variedade de cores, aromas e sabores, mas o objetivo principal do estilo é ter menos álcool do que a maioria dos outros estilos de cerveja — até mesmo algo tão leve no paladar quanto uma English Dark Mild ou Best Bitter. Notavelmente, muitas cervejas de mesa modernas apresentam elementos funky, levemente azedos, semelhantes às ales de fazenda.
Normalmente, as cervejas de mesa ficam abaixo de 3% ABV e são descendentes de “cervejas pequenas”, que eram bebidas frequentemente durante os tempos medievais, pois a purificação e o saneamento da água estavam muito longe do que vemos nos tempos modernos.
Embora esse estilo certamente não seja comum em prateleiras de lojas ou em listas de bares, espere que essa bebida incomum faça progressos devido à sua versatilidade e à criatividade com a qual os cervejeiros podem explorar algo como uma “folha em branco” sem definir parâmetros de estilo.
Exemplos comerciais: Pebble by Fox Farm Brewery, Table Beer by Hudson Valley Brewery,
ala Table (Blend #1) por Side Project Brewing, The Art of Holding Space by Keeping Together, Errday por Fonta Flora Brewery
BEBIDAS COM THC
Embora não sejam tecnicamente cerveja, é claro, com a legalidade da cannabis se tornando cada vez mais comum nos EUA, espere que as bebidas com THC se tornem um grande fator de mercado ao longo do novo ano e no futuro. À medida que os bebedores se cansam dos altos preços vinculados às cervejas artesanais de primeira linha, uma alternativa mais barata que ainda lhe dará aquela sensação de “barulho” são as bebidas com THC, que certamente começarão a se infiltrar em mais e mais mercados à medida que o uso da cannabis se torna mais normalizado dentro do cenário legal em mudança. Os sabores certamente variam de exuberantes e tropicais a doces e cheios de frutas vermelhas, cítricos e gengibre, abrangendo uma ampla gama que agradará a todos os bebedores — tudo combinado com uma pitada daquele ingrediente único que torna a cannabis um pouquinho psicoativa.
Exemplos comerciais: THC Iced Tea Lemonade da Cycling Frog Cannabis Co., Lemon Elderflower da BREZ, Blueberry Acai Cannabis Water da DELTA Cannabis Water, Lo Boy da Cann, Black Cherry Fizz da WYNK
GERMAN HELLES EXPORTBIER
Visto que as lagers certamente farão sucesso em 2025, vamos fechar a lista com esta lager alemã dourada com ABV mais alto que também é conhecida como Dortmunder Export ou simplesmente uma Dortmunder devido ao estilo que está sendo criado em Dortmund, Alemanha, na década de 1870. Espere um perfil suave e maltado com lúpulo robusto e um amargor atraente se estiver experimentando uma Exportbier. Mineralidade e lúpulos herbais são uma característica notável tanto no aroma quanto no sabor deste estilo, então, para aqueles que gostam de tais elementos, procurem este estilo intrigante e historicamente significativo. Com menos ênfase em lúpulos finais e um corpo mais encorpado do que uma German Pils, esta bebida atinge um equilíbrio distinto. É mais amarga e visivelmente mais seca do que uma Munich Helles, mas oferece um perfil mais forte e crocante com menos intensidade de lúpulo quando comparada a uma Czech Premium Pale Lager.
Exemplos comerciais: Noble Stuff da Bierstadt Lagerhaus, Export Lager da Gold Dot Beer, Export 66 da Wayfinder Beer, The Minus Times: Dortmunder Export Style Lager da Foam Brewers, Dorty Work da Cloudburst Brewing

Olhando para 2025 Espere que 2025 seja “o ano da lager”
em todos os aspectos — seja entre os fanáticos por cerveja artesanal nos Estados Unidos ou no mundo todo — conforme os gostos mudam e os paladares se adaptam às tendências populares e às mudanças de ventos contrários que mudam ano a ano. Embora alguns estilos possam cair no esquecimento conforme os gostos mudam e novas inovações ocorrem, espere que a cerveja seja mais uma vez um paraíso vibrante e delicioso para bebedores aventureiros no novo ano. Esperamos que você se junte a nós na jornada!
Recent Comments