Níveis elevados de ácido úrico no sangue levam à gota, uma condição artrítica dolorosa causada por cristais de ácido úrico nas articulações, desencadeando dor, inchaço e vermelhidão ou descoloração. Isso ocorre quando seu corpo produz muito ácido úrico ou tem dificuldade em eliminá-lo. Quando os cristais de ácido úrico se depositam nos rins, podem produzir pedras nos rins.
Embora muitas pessoas tomem medicamentos para controlar os sintomas da gota, modificações no estilo de vida, como seguir uma dieta de baixo teor de purinas, a dieta DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão), exercícios regulares e o manejo de outras condições, podem ajudar a reduzir as crises e baixar o ácido úrico.
Continue lendo para aprender mais sobre maneiras de reduzir o ácido úrico através de dieta, modificações no estilo de vida, monitoramento, manejo de outras condições e mais.
Como Reduzir os Níveis de Ácido Úrico Através da Dieta
O ácido úrico é um produto residual produzido no corpo a partir da decomposição (metabolismo) das purinas. As purinas são normalmente produzidas no corpo e encontradas em certos alimentos e bebidas.
É normal ter algum ácido úrico no sangue. Os rins o filtram e ele é excretado pela urina. Mas se os níveis ficarem muito altos ou os rins não conseguirem remover o suficiente, cristais de urato podem se depositar em uma articulação e causar gota.
A gota causa dor, inchaço e vermelhidão ou descoloração da pele. Pessoas com certas condições, como diabetes, doença renal e obesidade, têm maior risco de desenvolver gota. Pessoas designadas como masculinas ao nascer ou que têm histórico familiar de gota também estão em maior risco.
Além disso, alimentos ricos em purinas (como carne vermelha e frutos do mar), alto consumo de álcool e medicamentos como diuréticos (pílulas de água) e imunossupressores (que suprimem o sistema imunológico quando está hiperativo) aumentam o risco de desenvolver gota. Níveis elevados de ácido úrico também podem aumentar o risco de pedras nos rins.
Modificações no estilo de vida podem reduzir seus níveis de ácido úrico. Isso inclui:
- Comer uma dieta de baixo teor de gordura e purinas modificada que limita alimentos ricos em purinas e inclui mais alimentos com baixo teor de purinas
- Consumir leite desnatado e iogurte com baixo teor de gordura, vegetais, soja, fontes de proteína de origem vegetal e cerejas
- Evitar álcool
- Evitar bebidas açucaradas
- Perder peso em excesso
- Aumentar a atividade física
Coma Mais Alimentos com Baixo Teor de Purinas
Vegetais, frutas, grãos integrais e produtos lácteos com baixo teor de gordura são alimentos recomendados para comer quando os níveis de ácido úrico estão altos. Exceções são aveia, farelo de trigo, aspargos, couve-flor, cogumelos e espinafre, que são considerados mais ricos em purinas e podem precisar ser limitados.
Algumas pesquisas destacam especificamente os benefícios de bananas e cerejas para baixar o ácido úrico.
Beba Corretamente
Álcool e bebidas adoçadas, como refrigerantes, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e devem ser evitados. Bebidas adoçadas com frutose ou xarope de milho rico em frutose (HFCS) podem dificultar a excreção do ácido úrico pelos rins.

Beber quantidades adequadas de água é importante para diluir a urina; isso reduz a concentração de produtos residuais. Você deve beber fluidos suficientes para que sua urina seja de cor amarelo claro.
A Fundação Nacional do Rim sugere misturar concentrado de suco de limão (4 onças por dia) com água. O suco de limão contém ácido cítrico, que pode ajudar a prevenir pedras de ácido úrico.
Coma Menos Alimentos Ricos em Purinas
A extensão na qual você precisa limitar a ingestão de alimentos ricos em purinas dependerá do seu nível de ácido úrico. As intervenções nutricionais podem variar dependendo se você está passando por uma crise ou está em remissão. Sempre obtenha recomendações individualizadas de um profissional de saúde ou nutricionista registrado.
Alimentos ricos em purinas incluem:
- Álcool
- Vísceras (fígado)
- Carne vermelha (bacon, carne bovina)
- Frutos do mar (mariscos, anchovas, sardinhas)
Altas ingestões de carne vermelha e frutos do mar estão associadas a um maior risco de gota em adultos, assim como o consumo de álcool e altas ingestões de frutose na forma de bebidas adoçadas com açúcar. Produtos de origem animal, exceto laticínios com baixo teor de gordura e ovos, devem ser limitados durante uma crise aguda.
A Dieta DASH
Evitar ou limitar alimentos ricos em purinas pode reduzir o risco de gota. No entanto, esta não é a única maneira de gerenciar a condição. Além disso, a dieta DASH está associada a um menor risco de desenvolver gota em um estudo de coorte prospectivo de homens durante 26 anos de acompanhamento.
Com a dieta DASH, carne vermelha e processada, alimentos açucarados, refrigerantes adoçados e sódio (sal) são limitados. A dieta DASH inclui:
- Leguminosas (lentilhas, feijões e amendoins)
- Laticínios com baixo teor de gordura
- Frutas e vegetais densos em nutrientes
- Grãos integrais
Alimentos ricos em fibras, vitamina C e flavonoides (encontrados em plantas como frutas e vegetais) podem bloquear a produção de ácido úrico.
Comparada à dieta ocidental tradicional, que é rica em proteínas animais, a dieta DASH promove níveis mais baixos de ácido úrico. A dieta DASH foi criada como uma forma de reduzir a pressão arterial alta, e manter a pressão arterial normal é importante para baixar os níveis de ácido úrico.
Ervas
Uma quantidade pequena e limitada de evidências apoia o uso de certas ervas no tratamento ou prevenção da gota e pedras de ácido úrico. Observe que as ervas não são regulamentadas pela Food and Drug Administration (FDA) e podem interferir com certos medicamentos. Sempre consulte um profissional de saúde antes de tomar ervas.
Como Reduzir o Ácido Úrico com uma Condição Diagnosticada
Evidências sugerem que níveis elevados de ácido úrico desempenham um papel em distúrbios metabólicos, como:
- Doença cardiovascular (doença cardíaca)
- Diabetes mellitus (níveis elevados de açúcar no sangue devido à falta de insulina ou insulina ineficaz)
- Dislipidemia (níveis anormais de lipídios no sangue)
- Síndrome metabólica (grupo de condições que podem levar a diabetes, doença cardíaca ou derrame)
- Derrame (o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado ou ocorre sangramento no cérebro)
A relação parece ser bidirecional, pois estudos sugerem que baixar o ácido úrico pode ser um fator na melhoria da síndrome metabólica.
Adotar um estilo de vida mais saudável, como comer uma dieta nutritiva e rica em fibras e fazer exercícios regulares, pode ajudar a baixar o ácido úrico e melhorar os sintomas da síndrome metabólica, como triglicerídeos altos, pressão arterial alta e açúcar no sangue alto.
Medicamentos também podem ser necessários para reduzir o ácido úrico e gerenciar a dor associada à gota e pedras de ácido úrico. A decisão de usar medicação dependerá de quão altos estão seus níveis de ácido úrico, se você tem ataques frequentes de gota e/ou pedras nos rins, e se as intervenções no estilo de vida não são suficientes.
Medicamentos para gota incluem:
- Colcrys (colchicina)
- Corticosteroides
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como Advil ou Motrin (ibuprofeno) ou Aleve (naproxeno)
- Uloric (febuxostat)
- Zyloprim (alopurinol)
O propósito dos medicamentos é baixar o ácido úrico e gerenciar a dor e o inchaço durante as crises.
Medicamentos usados para gerenciar outras condições podem aumentar os níveis de ácido úrico ou contribuir para a gota; isso é conhecido como gota induzida por drogas. Certos medicamentos aumentam os níveis séricos de ácido úrico ao aumentar a reabsorção de ácido úrico e/ou diminuir a secreção de ácido úrico na gota.
Esses medicamentos incluem:

Aspirina
Diuréticos
Medicamentos usados para tuberculose
Imunossupressores
Ácido nicotínico (usado para prevenir a deficiência de niacina)
Testosterona (hormônio mais abundante em pessoas designadas como masculinas ao nascer)
Se você está preocupado que seu medicamento esteja aumentando seus níveis de ácido úrico, fale com seu médico.
Peso
Um peso corporal saudável pode ajudá-lo a prevenir pedras de ácido úrico, como pedras nos rins. Ter excesso de peso é apenas um fator de risco para pedras nos rins.
Se você está tendo problemas com seu peso, entre em contato com seu profissional de saúde. Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a personalizar um plano alimentar que se adapte ao seu estilo de vida e objetivos nutricionais e ajude a manter o prazer de comer.
Quanto Tempo Até que os Níveis de Ácido Úrico Diminuam?
A taxa na qual os níveis de ácido úrico diminuirão dependerá do nível inicial e do tipo de intervenção. Os resultados são individualizados e variarão de pessoa para pessoa. Se você está tomando medicação, seu profissional de saúde pode querer retestar seus níveis em alguns meses. Pergunte ao seu profissional de saúde o que você deve esperar.
Faixa Alvo com Níveis Elevados de Ácido Úrico
Os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre laboratórios. Os valores normais variam entre 3,5 a 7,2 miligramas por decilitro de sangue (mg/dL). Níveis acima de 7,2 são considerados altos, mas nem todos que têm um nível alto têm gota.
Para dissolver ou prevenir cristais na gota, é aconselhável baixar os níveis de ácido úrico para 6 mg/dL ou menos. Fale com seu médico sobre qual nível é melhor para você.
Resumo
Baixar os níveis de ácido úrico é importante para pessoas com histórico de gota ou pedras nos rins. Para atingir seu objetivo, você pode precisar de uma combinação de medicação e modificações no estilo de vida. Fazer mudanças em sua dieta e regime de exercícios pode ajudar.
Além disso, gerenciar outras condições é importante para baixar os níveis de ácido úrico e para a saúde geral. Se você está tendo dificuldades ou está confuso sobre qual regime de tratamento é melhor para você, fale com seu médico.

Recent Comments