Uma Delicadeza com Benefícios para a Saúde
O camarão é um fruto do mar que você pode preparar de diversas maneiras para obter um impulso de nutrição. Sejam eles cultivados, selvagens, congelados ou frescos, os camarões trazem sabor e nutrientes para sua dieta.
Proteínas, Vitaminas e Minerais
O camarão é baixo em calorias e rico em proteínas. Em 85 gramas de camarão cru, você encontrará 12 gramas de proteína e apenas 60 calorias.
Perfil Nutricional Detalhado (por 100g de camarão congelado):

Calorias: 100 kcal
Proteínas: 20g
Carboidratos: 0g
Gorduras totais: 1g
Gorduras saturadas: 0g
Gorduras trans: 0g
Fibra alimentar: 0g
Sódio: 200mg
O camarão também oferece uma grande quantidade de vitaminas e minerais importantes. Em 113 gramas de camarão, você obterá 100% do selênio e 50% do fósforo que você precisa diariamente. Você também obterá 30% da vitamina B12, colina, cobre e iodo que você precisa diariamente.
Baixo em Gordura Saturada
O camarão é uma ótima opção para reduzir as gorduras não saudáveis em sua dieta. Você cortará mais de 90% das gorduras saturadas se escolher camarão em vez da mesma quantidade de bife ou queijo. O camarão tem menos de um décimo de grama de gordura saturada em 85 gramas. Além disso, quase não há gordura trans no camarão. As gorduras saudáveis do camarão, como os ácidos graxos ômega-3, podem reduzir sua pressão arterial e as chances de ter doenças cardíacas e derrame. Especificamente, os ácidos graxos ômega-3 presentes no camarão são conhecidos por ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (“mau”) e aumentar os níveis de colesterol HDL (“bom”), prevenindo o acúmulo de placas nas artérias e, consequentemente, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
Como Cozinhar com Camarão
Você pode comer camarão cozido no vapor, fervido, grelhado, frito, refogado, pochê ou assado. Muitos pratos de sushi contêm camarão, cru ou cozido. Você pode adicionar camarão a muitos pratos e combiná-los com diversos ingredientes. O camarão combina muito bem com frutas cítricas, ervas, tomates, chiles, milho, feijão, bacon e alho. O método de cozimento pode influenciar o teor de nutrientes do camarão. Cozinhar no vapor, ferver ou grelhar tende a preservar melhor os nutrientes em comparação com a fritura, que pode adicionar calorias e gorduras extras.
A Cor do Camarão
A cor do camarão varia devido à espécie, tamanho, dieta, época de colheita e localização. O camarão cru pode ser de qualquer cor, desde branco a tons de cinza com azul claro coberto de vermelho, cinza escuro ou rosa. Depois de cozido, o camarão ficará rosa ou vermelho. É normal que as extremidades do camarão fiquem pretas quando colhidas. É uma reação natural que acontece quando os camarões estão fora da água, mas isso não significa que estejam ruins.
Congelado vs. Fresco

É incomum encontrar camarão realmente fresco. A maioria dos camarões “frescos” nos balcões de peixes foram congelados em algum momento e depois descongelados antes de serem colocados nas lojas. Você pode conseguir camarão verdadeiramente fresco se for a uma cooperativa de pesca comunitária. Ou, se você mora na costa, pode comprar camarão não congelado diretamente dos pescadores. Mas para a maioria das pessoas, o camarão congelado é a melhor escolha, pois geralmente é colocado no freezer logo após ser pescado.
Cativeiro vs. Selvagem
O camarão de cativeiro vem de tanques, enquanto o camarão selvagem vem de lagos, oceanos ou rios. Eles podem parecer iguais quando cozidos, mas os benefícios para a saúde não são necessariamente iguais. O valor nutricional do camarão vem principalmente do que eles comem. O camarão selvagem come uma dieta natural e geralmente tem menos gordura saturada em comparação com o camarão cultivado. Em termos de sabor, alguns notam que o camarão selvagem pode ter um sabor mais “oceânico”. O camarão cultivado tem níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 por causa da comida que recebe. Do ponto de vista ambiental, a criação de camarão pode ter impactos se não for feita de forma sustentável, afetando ecossistemas como manguezais.

Alergias a Frutos do Mar
Se você tem alergia a frutos do mar, provavelmente não pode comer camarão. Seu corpo pode reagir mal às proteínas do camarão e causar uma reação alérgica. Algumas pessoas têm apenas sintomas leves, como nariz escorrendo ou urticária. Mas uma alergia a camarão pode ser fatal para algumas pessoas.
O Colesterol é um Problema?
Muitas pessoas se preocupam com o colesterol do camarão. Quatro camarões grandes têm cerca de 14% das suas necessidades diárias totais de colesterol. Mas, em 2015, autoridades de saúde dos EUA reescreveram as diretrizes dietéticas e removeram sua sugestão de evitar o colesterol dietético. As diretrizes agora dizem que, para a maioria dos americanos, os níveis de colesterol no sangue não estão ligados à quantidade de colesterol nos alimentos.
Você Pode Comer a “Veia” do Camarão?
Há uma linha escura que atravessa a parte de trás de um camarão. É chamada de “veia” ou “veia de areia”, mas na verdade é o sistema digestivo do camarão. Não vai te machucar se você comer, mas a veia pode ter uma textura desagradável e pode não agradar seu apetite. A maneira mais fácil de limpar um camarão é com uma tesoura de cozinha afiada. Corte a parte de trás do camarão e retire a veia com a tesoura.
Em Alta Demanda
A pessoa média nos EUA come cerca de 1,8 quilos de camarão por ano. É o tipo mais popular de fruto do mar para os americanos e está muito acima do salmão, que a pessoa média come apenas cerca de 0,9 quilos por ano.
Fique Atento aos Conservantes
O camarão fresco e o congelado podem ter um conservante chamado tripolifosfato de sódio (STP). Ele pode afetar a textura e o sabor do camarão. A maioria dos camarões congelados terá esse conservante listado na embalagem, caso o contenha. Você também pode perguntar a alguém na loja se o camarão deles tem STP, caso não esteja em um saco.
Tamanhos de Camarão
Os camarões variam de tamanho, desde o pequeno camarão baía até o muito maior “lagostim gigante”. Muitas lojas rotulam os camarões como “jumbo” ou “grande”, mas isso varia em cada loja e não é um tamanho regulamentado. Algumas lojas marcarão seus camarões com números, que se referem ao número de camarões por quilo. Por exemplo, 31/35 significaria que há entre 31 e 35 camarões por quilo.

#camarão #frutosdomar #proteina #vitaminas #minerais #gordurasaturada #omega3 #receitascomcamarao #alergiaafrutosdomar #colesterol #conservantes #tamanhodocamarao #perfilnutricionalcamarao #beneficiosomega3camarao #cozimentocamarao #camaraocultivadovsselvagem
Veja também:
Recent Comments