quinta-feira, maio 15, 2025
No menu items!
InícioTecnologiaApple Vision Pro: O Futuro da Realidade Aumentada já chegou?

Apple Vision Pro: O Futuro da Realidade Aumentada já chegou?

O futuro da realidade aumentada chegou? O Apple Vision Pro promete revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia, oferecendo uma experiência imersiva e personalizada. Mas será que este dispositivo está pronto para mudar o mundo?”

 O Vision Pro é um dos produtos mais revolucionários dos últimos anos, e a chamada plataforma de ‘computação espacial’ da Apple é claramente algo com grande potencial. Mesmo assim, parece que o futuro de um produto como este é um par de óculos onde você pode ver o mundo real com realidade aumentada (RA) sobreposta em cima, em vez de ter câmeras que passam por uma versão do exterior. De fato, a Meta demonstrou recentemente o Orion: protótipo de óculos de RA com a aparência e sensação de especificações tradicionais que permitem que você coloque conteúdo em cima do mundo ao seu redor. Como Meta disse ao lançar o Orion: “Essa é a estrela-guia que nossa indústria vem construindo: um produto que combina a conveniência e a rapidez dos wearables com uma grande tela, entrada de alta largura de banda e IA contextualizada em um formato que as pessoas se sintam confortáveis ​​usando. ”

O PRÓXIMO PASSO

Por sua vez, o Vision Pro ainda parece uma fatia do futuro que não acerta em cheio – mesmo que o visionOS  seja extremamente inteligente e funcione tão bem em comparação com muitos headsets anteriores. Mas ainda é um produto novo – e a Apple ainda está desenvolvendo-o. O visionOS 2 revisado tem muito mais recursos, incluindo novos gestos, ambientes mais envolventes e uma tela inicial personalizável, além de um aplicativo de fotos redesenhado que permite que você crie fotos espaciais a partir de suas imagens existentes. Os novos gestos são particularmente bem-vindos – embora eu tenha achado fácil navegar pela tela inicial, pode ser difícil acessar coisas como o Control Center para obter notificações ou controles de volume. Isso não é mais um problema. Os gestos são absolutamente cruciais para a maneira como o Vision Pro funciona. Não é uma curva de aprendizado íngreme e você se acostuma com o básico bem rápido, e é realmente inteligente como o fone de ouvido consegue captá-los. Em minutos, você consegue apagar ou arquivar um monte de e-mails ou folhear fotos como faria em um iPad. Parece natural, o que é notável considerando que você está navegando em um sistema completamente novo.

MISTURA DE MUNDOS

Outro recurso inteligente é a compatibilidade aprimorada de acessórios, para que você possa usar um mouse se quiser. Inteligentemente, o Vision Pro pode reconhecer um MacBook ou Magic Keyboard e mostrá-lo mesmo se você tiver aumentado o ambiente para imersão total. Então você pode continuar digitando mesmo se, de outra forma, não conseguiria “ver” o teclado. A propósito, você pode ajustar a quantidade de imersão (e alterar o ambiente virtual) o tempo todo. Geralmente, prefiro ter o ambiente ao redor — que pode mostrar você em um deserto ou em uma montanha, por exemplo — reduzido se eu estivesse trabalhando ou fazendo coisas práticas, e aumentado se estivesse assistindo a um programa de TV. Personas são representações virtuais de, bem, você. Elas também foram reformuladas no VisionOS 2, com mais Tons de pele precisos e diferentes cores de roupas, enquanto gestos de mão foram desenvolvidos em uma tentativa de serem mais naturais. A realidade é que esses avatares ainda são um pouco esquisitos: é como se alguém estivesse aparecendo na sua frente, mas não é realmente ele, e é uma viagem um pouco demais para o vale misterioso para o meu gosto.

RECURSOS PROMISSORES

Um novo recurso que ainda não tinha aparecido no momento em que escrevi foi o Mac Virtual Display reformulado. Estou ansioso para usar isso. Na primeira versão do visionOS, era possível usar o Vision Pro como um monitor virtual para seu Mac, mas era um único monitor simples que aparecia na sua frente e, se formos honestos, não era diferente de usar um monitor padrão. Mas a versão no visionOS 2 é ultra-ampla e envolverá você. A Apple diz que é o equivalente a ter dois monitores 4K lado a lado, e estou ansioso para testar isso. O Multiview é outro novo recurso, lançado junto com a cobertura da Apple de esportes dos EUA (MLS e MLB). Ele permitirá que você assista a até cinco jogos ao mesmo tempo em cinco visualizações diferentes. Você pode escolher qual é o principal e ter outros quatro na lateral, e alternar entre eles. Assim como em outros aplicativos, você pode redimensionar todo o layout. Eu vi isso em uma demonstração e é uma nova maneira poderosa de aproveitar o uso de um fone de ouvido – um que o leva para fora da configuração tradicional de ‘TV mais tablet’ para ação multitela. Claro, a maior questão é se o Vision Pro oferece a você algo mais do que você pode fazer atualmente com outro dispositivo Apple. Embora isso seja um “não” até agora, o Mac Virtual Display e o Multiview envolventes oferecem algo extra e são um vislumbre real de como o Vision Pro poderiase desenvolver. A Apple pode desenvolver isso?

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

EM ALTA

Recent Comments