O andar descalço, ou conexão com a Terra, é uma técnica para realinhar a energia elétrica do corpo com a da Terra. Pesquisas sobre seus benefícios e eficácia ainda são limitadas. Alguns estudos menores descobriram que o andar descalço pode reduzir marcadores de inflamação, dor e estresse.
Você pode praticar andando descalço ao ar livre, deitando na grama, passando os dedos pela terra ou usando um dispositivo eletrônico para conectá-lo à superfície da Terra. A ideia é que tocar o corpo no chão remove a eletricidade estática e cargas estranhas em você. Você também recebe uma carga de energia na forma de elétrons livres, o que ajuda seu corpo a sincronizar com as frequências naturais da Terra.
Benefícios de Andar descalço
A pesquisa sobre andar descalço é limitada, e a maioria dos estudos é pequena, mas os resultados preliminares são encorajadores. Algumas evidências sugerem que andar descalço pode reduzir inflamação, dor e estresse. Também pode melhorar o sono, o fluxo sanguíneo e impactar a vitalidade. Pesquisas adicionais são necessárias para determinar se o aterramento pode ser um tratamento útil para doenças, dor crônica e mais.
1. Pode Melhorar o Humor – Pesquisas mostraram que praticar andar descalço por uma hora por dia pode melhorar o humor e promover o relaxamento. Em um estudo, os participantes que foram aterrados (conectados a terra) usando um travesseiro, tapete e adesivos condutores enquanto relaxavam em uma poltrona reclinável tiveram melhorias estatisticamente significativas no humor e em sensações agradáveis. Mais pesquisas são necessárias para saber como as pessoas poderão usar essa intervenção no futuro.
2. Pode Aumentar a Qualidade de Vida – Um estudo com massoterapeutas descobriu que o uso de tapetes de aterramento melhorou sua energia e reduziu a fadiga. Aqueles que foram aterrados também relataram aumentos na função física e diminuições significativas no humor deprimido, cansaço e dor em comparação com aqueles que não foram aterrados. Os autores observaram que o aterramento poderia potencialmente apoiar a saúde geral e melhorar a qualidade de vida.
3. Pode Reduzir a Pressão Arterial – Algumas evidências sugerem que andar descalço pode reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão (pressão alta). Em um estudo, 10 participantes auto administraram a terapia de aterramento na tentativa de reduzir os níveis de pressão arterial. Sua pressão arterial melhorou ao final do período de teste. Seus níveis sistólicos, ou o número superior na leitura da pressão arterial, diminuíram em média 14,3%.
4. Pode Melhorar a Saúde do Coração – Andar descalço pode ter um impacto positivo na saúde do coração. Foi demonstrado que reduz a viscosidade do sangue e a agregação (aglomeração de glóbulos vermelhos). A viscosidade e a agregação podem reduzir o fluxo sanguíneo, fazendo seu coração trabalhar mais para entregar oxigênio por todo o corpo. O aterramento poderia potencialmente ser uma das maneiras mais fáceis e profundas de reduzir os riscos cardiovasculares.
5. Pode Promover a Recuperação Muscular – Andar descalço pode desempenhar um papel na cicatrização de danos musculares pós-exercício. Em um estudo, pesquisadores usaram adesivos e tapetes de aterramento nos participantes. Eles mediram a enzima creatina quinase, glóbulos brancos e níveis de dor antes e depois do andar descalço.
Os participantes relataram menos dor. Os exames de sangue também indicaram redução do dano muscular. Esses resultados sugerem que andar descalço pode ter um impacto positivo nas capacidades de cicatrização do corpo.
Como Funciona?

O aterramento baseia-se na ideia de que seu corpo carrega uma carga positiva que pode se acumular dentro de você, e a Terra tem uma carga negativa. Você pode descarregar o excesso de energia do seu corpo (carga positiva) conectando-se fisicamente com a Terra de alguma forma.
Segundo cientistas, o estilo de vida moderno separou a maioria das pessoas da conexão física com a Terra. O resultado tem sido disfunção fisiológica e doenças. As pessoas podem promover a cura em seus corpos encontrando maneiras de se reconectar com a Terra.
Como Praticar o Andar descalço?
Existem algumas maneiras de praticar o aterramento. Você pode praticar da maneira tradicional – estando ao ar livre e se reconectando com a superfície da Terra.
- Andar descalço ao ar livre: Tudo o que você precisa fazer é ir para fora e se reconectar com a Terra de alguma forma. A chave é manter o contato direto da pele. O mais fácil é andar descalço ao ar livre. Você também pode deitar na grama ou passar as mãos pela terra solta. Até mesmo nadar no oceano pode constituir aterramento.
Riscos e Precauções de Segurança
O andar descalço é majoritariamente seguro, mas esteja ciente do que está acontecendo ao seu redor. Andar descalço na grama pode aumentar o risco de lesões e picadas de insetos. Considere usar dispositivos de aterramentos internos se você tiver alergias a pólen, for propenso a hera venenosa ou for sensível a picadas de insetos. Você pode não querer andar na terra ao ar livre se estiver grávida devido ao risco de Toxoplasma gondii, que pode levar à toxoplasmose. Esta doença pode causar abortos espontâneos e defeitos congênitos.
Uma Revisão Rápida
Andar descalço, ou conexão com a Terra, é reconectar-se com a Terra para promover a cura. A maior parte da pesquisa sobre aterramento inclui pequenos estudos com resultados promissores. Mais estudos são necessários antes que andar descalço possa ser recomendado como opção de tratamento. Converse com um profissional de saúde para determinar se andar descalço é seguro para você tentar, caso esteja interessado na técnica.

#Andar descalço #ConexaoComATerra #AndarDescalco #SaudeNatural #BemEstar #ReduzirInflamacao #AlivioDaDor #MenosEstresse #MelhorarHumor #SaudeCardiovascular #RecuperacaoMuscular #EnergiaDaTerra #SaudeIntegrativa
Recent Comments