quinta-feira, maio 15, 2025
No menu items!
InícioBem-estarALERGIAS: CONHEÇA OS 8 ALIMENTOS MAIS ALERGÊNICOS.

ALERGIAS: CONHEÇA OS 8 ALIMENTOS MAIS ALERGÊNICOS.


1. LEITE

É um dos alérgenos alimentares mais comuns. Pessoas com alergia ao leite de vaca também podem ser alérgicas ao leite de outros animais, incluindo ovelhas e cabras. Alguém que é alérgico ao leite pode apresentar sintomas como, urticária, estômago, vômito, fezes com sangue, especialmente em bebês. Evitar leite ou itens que contenham produtos lácteos é a única maneira de controlar uma alergia ao leite. O leite é um ingrediente fácil de substituir em receitas. A maioria das receitas que pedem leite pode ser substituída com sucesso por uma quantidade equivalente de água, suco ou leite de soja ou arroz. Se seu bebê for alérgico ao leite, converse com seu pediatra sobre qual fórmula usar. Frequentemente, uma fórmula elementar extensivamente hidrolisada ou uma fórmula de caseína-hidrolisada é recomendada para alergia ao leite em bebês, pois as proteínas nessas fórmulas foram extensivamente quebradas. Você também pode optar por uma fórmula à base de soja. Se você sofre de problemas digestivos após comer ou beber laticínios, tente monitorar sua dieta e observar como seu corpo reage aos itens que você consome e substitui.


2. SOJA

Reações à soja podem ser encontradas entre indivíduos. Reações graves podem ocorrer, embora
sejam raras. Crianças alérgicas à soja também podem ser alérgicas ao leite. É desencadeado por uma
proteína na soja ou em produtos que contenham soja.
Os sintomas podem variar de coceira, formigamento na boca e nariz escorrendo a erupção cutânea e asma ou dificuldades respiratórias. Em casos raros, uma alergia à soja também pode causar anafilaxia.
Se você tem alergia à soja, o único tratamento é
a remoção da soja da sua dieta.


3. OVO

A alergia a ovos é a segunda causa mais comum de alergia alimentar em crianças. As proteínas que desencadeiam uma alergia são encontradas na clara do ovo, então uma alergia à clara do ovo é mais comum. A boa notícia é que, de acordo com um estudo, descobriu-se que cerca de 70% das crianças com alergia a ovos podem tolerar comer biscoitos ou bolos contendo um componente de ovo cozido. O tratamento é uma dieta sem ovos. No entanto, algumas pessoas podem ser capazes de reintroduzir alguns alimentos contendo ovos cozidos em sua dieta.


4. GLUTEN

Mais comum em crianças e raro em adultos. Aproximadamente 20 por cento das crianças alérgicas ao trigo também serão alérgicas a outros grãos. Verifique com seu alergista se alimentos que contenham cevada, centeio ou aveia são aceitáveis. Muitas crianças superam a alergia ao trigo aos 3 anos de idade. No caso da doença celíaca, é necessário evitar o glúten, que é encontrado no trigo, centeio, cevada e produtos de aveia contaminados. Muitos indivíduos com doença celíaca seguem uma dieta sem trigo, mas também devem evitar outras fontes de glúten.


5. AMENDOIM

A alergia ao amendoim é muito comum e pode causar reações alérgicas graves e potencialmente fatais. Aqueles com alergia ao amendoim geralmente também são alérgicos a nozes. Embora o motivo pelo qual as pessoas desenvolvem uma alergia ao amendoim não seja conhecido, acredita-se que pessoas com histórico familiar de alergia ao amendoim correm mais risco. Como outras alergias, uma alergia ao amendoim é diagnosticada usando uma combinação de histórico do paciente, teste cutâneo, exames de sangue e desafios alimentares. Agora, o único tratamento eficaz é evitar completamente amendoins e produtos que contenham amendoim. No entanto, novos tratamentos estão sendo desenvolvidos para crianças com alergia ao amendoim. Eles envolvem dar quantidades precisas e pequenas de amendoim sob rigorosa supervisão médica para dessensibilizá-las à alergia.


6. NOZES

Exemplos de nozes incluem castanhas-do-pará, amêndoas, castanhas de caju, nozes de macadâmia, pistaches, pinhões, nozes etc. A alergia a nozes é acompanhada de alergia a alimentos feitos com essas nozes, como manteigas e óleos de nozes. O risco de reação anafilática a nozes é maior do que ao leite, ovo ou trigo. As nozes podem ser encontradas em cereais, bolachas, biscoitos, doces, chocolates e alguns frios. O pesto é um molho comum para massas que inclui pinhões ou nozes. Você também encontrará óleos e farinhas de nozes em alguns produtos. O tratamento inclui evitar todas as nozes e produtos de nozes por toda a vida.


7. PEIXE


Salmão, atum e halibute são as alergias mais comuns a peixes. É possível ser alérgico a um tipo de espécie de peixe e não a outros. No entanto, muitos indivíduos com alergia a peixes são aconselhados a evitar todos os peixes. Peixes envelhecidos (ou peixes que não são frescos) podem produzir uma histamina natural que pode desencadear uma reação semelhante a uma reação alérgica alimentar. Isso é chamado de envenenamento por escombroides e inclui inchaço da boca ou garganta, dificuldade para respirar ou náusea ou vômito após comer peixe. Pessoas com alergia a peixes devem consultar seu alergista antes de tomar suplementos alimentares de óleo de peixe. Os alergistas aconselham os pacientes alérgicos a peixes a tratar os sintomas de uma reação com epinefrina (adrenalina), que é prescrita pelo seu médico e administrada em um auto injetor.


8. MARISCOS

Existem dois tipos de mariscos: crustáceos (camarão, caranguejo e lagosta) e moluscos (amêijoas, ostras, mexilhões e vieiras). Reações alérgicas a crustáceos são mais comuns e tendem a ser graves. A maioria dos indivíduos alérgicos a mariscos é aconselhada a evitar ambos os tipos de mariscos. Evite restaurantes de frutos do mar, pois há um alto risco de contaminação cruzada, mesmo se você não pedir uma opção de marisco. O molho de peixe é frequentemente usado em restaurantes asiáticos como um aromatizante. Evite comer em tais restaurantes ou, no mínimo, tenha extremo cuidado. As proteínas dos mariscos podem se tornar transportadas pelo ar durante o cozimento no vapor, portanto, tome cuidado em cozinhas onde os mariscos estão sendo cozidos.


Devido ao perigo representado para aqueles que são alérgicos a esses alimentos, as empresas são obrigadas a exibir avisos de alergia em sua lista de ingredientes.

 Abaixo estão algumas alergias alimentares menos comuns:

Camomila

Linhaça

Semente de gergelim

Pêssego

Banana

Abacate

Kiwi

Maracujá

Aipo

Alho

Sementes de mostarda

Anis

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

EM ALTA

Recent Comments